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Amaranto Anticolesterol - A nova pedida no cardápio para controlar o colesterol

Dica do 

Amaranto Anticolesterol - A nova pedida no cardápio para controlar o colesterol

"A semente merece muito mais do que 15 minutos de fama, já que é capaz de derrubar a gordura que entope as artérias. Foi o que comprovou um estudo brasileiro."
A frase está estampada na abertura de uma matéria da revista SAÚDE desse mês. O amaranto, um dos recentes lançamentos da Kodilar, está dando o que falar! E, o que é melhor, faz muito bem para a saúde.
A semente, conhecida como feijão dos Andes, é rica em aminoácidos que o nosso corpo não é capaz de fabricar e outros nutrientes, como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco. Além disso, "ainda fortalece o sistema imonológico, melhora a pressão arterial, controla o diabete e inibe a proliferação de células tumorais", afirmou Isolda Prado, nutróloga e professora da Universidade do Estado do Amazonas.
A Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, foi a instituição responsável pelo estudo que comprovou a diminuição dos níveis de LDL - o colesterol ruim - em 18 indivíduos que sofrem de várias doenças como pressão alta, ventre avantajado e colesterol alto. Essas pessoas consumiram durante um mês até 30 gramas de farinha de amaranto por dia, o que representa por volta de uma colher de sopa.
Os níveis do colesterol ruim despencaram e a explicação é a seguinte: as proteínas, óleo e fibras encontrados no amaranto atuaram em conjunto, inibindo no fígado uma enzima envolvida na produção do colesterol ruim.
Como se tudo isso já não fosse muito bom, o amaranto ainda é recomendado para pessoas com intolerância ao glúten. São muitas vantagens em um só alimento. Você não vai perder tudo isso, não é?
A revista trouxe, também, dicas de como usar o grão em sua alimentação, confira:
Em sopas e molhos
As sementes podem ser batidas com o caldo ou adicionadas à sopa no fogo. Na variante flocos - oferecida pela Kodilar - elas são uma ótima pedida para dar uma textura crocante a esse tipo de prato.
 
Em sucos e vitaminas
Como não tem gosto, o amaranto não compromete o sabor de sucos e vitaminas. As frutas podem ser batidas no liquidificador junto com os grãos moídos ou com os flocos de amaranto.
 
Em outras receitas
O amaranto vai muito bem misturado às massas de bolos, pães, tortas, entre outros. Substitua até 30% da farinha de trigo pela farinha de amaranto. Basta torrar e moer os grãos ou, simplesmente, bater os flocos.
 
O amaranto também é cheio de proteína! Aproveite!

Fonte: Assessoria Kodilar e revista Saúde



 
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