Novembro - 2017
STQQSSD
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Email Newsletter icon, E-mail Newsletter icon, Email List icon, E-mail List icon Sign up for WTF Email Newsletter


» Matérias «


Fique atento com a prática esportiva no frio

Fonte: Dr. Gilbert Bang

Nosso corpo tem maior dificuldade de adaptação às temperaturas baixas. As atividades orgânicas (metabolismo) nos músculos estão aumentadas e os vasos sanguíneos superficiais ficam mais estreitos. Esses e outros ajustes acontecem para que o organismo não perca calor através da pele. Reações como ereção dos pêlos e os tremores são outros mecanismos protetores contra o frio. A temperatura corporal inferior a 35°C já é sinal de hipotermia e leva a graves danos à saúde.

Para manter a temperatura corporal central estável, há o aumento da utilização de carboidratos e queda do VO2 máximo, prejudicando a performance do atleta. A temperatura muscular também fica diminuída levando à diminuição do controle neuromuscular e consequentemente ao prejuízo da coordenação motora mesmo em atletas de elite.

Aparentemente há menor produção de suor, mas a perda de água pela transpiração continua funcionando bem como pela respiração (a famosa fumaça) e urina por exemplo. A falta de água no organismo afeta a produção de calor e facilita a ocorrência da fadiga mais precocemente. Desta forma é preciso ficar atento ao risco de desidratação.

Atividades físicas e esportes praticados em ambientes externos durante a época fria aumentam o grau de esfriamento quando há influência do vento e do vestuário molhado. A roupa molhada do esportista pode levar em média à queda da temperatura corporal em até 3°C (lembrar também de trocar as meias molhadas!). Por isso não se deve usar muitos agasalhos, pois isso deixará a roupa e a pele molhadas aumentando a sensação de frio. Felizmente, por aqui não chegamos ao ponto de correr o risco de congelar nossas extremidades, pois isso ocorre quando a temperatura ambiente ultrapassa 25°C negativos. 

Procure aumentar a intensidade aos poucos para que sua adaptação seja menos dramática e, é claro, não se exercite desprotegido do frio muito menos quando não se sentir bem para isso. Se quiser manter sua rotina em dia, vá para um ambiente protegido.

A análise ambiental também é parte da preparação do atleta e dos cuidados de saúde! Fique atento quando a temperatura ambiental é igual ou inferior a 24°C.

COPIE E DIVULGUE, PORÉM SEJA LEGAL e ORIGINAL! 
RESPEITE O TRABALHO ALHEIO, PEÇA AUTORIZAÇÃO E/OU CITE A FONTE!



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade