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O valor de uma marca

Especialista em Marketing, o colunista Marcelo Anselmo explica como o Gestor de Academia pode aproveitar o valor de sua marca na conquista de novos clientes

por Marcelo Anselmo

Geralmente, quando entramos em um supermercado e estamos em dúvida sobre qual produto adquirir, recorremos aos mais conhecidos e/ou famosos. Se um homem, não tão familiarizado com as melhores marcas de feijão, resolve comprá-lo, ele pergunta à dona de casa mais próxima do setor de mantimentos:

- Ei, senhora! Qual é o melhor feijão?

Em seguida, ela responde:

- Leve esse, meu filho. É ótimo! (Aponta ela para o feijão X)

Cá entre nós, estimados leitores, o feijão “X”, possivelmente, não é o melhor, nem o mais saboroso e está longe de ter o caldo mais suculento. Contudo, como mencionei no princípio do texto, quando estamos em dúvida, usualmente nos reportamos às marcas já estabelecidas com alto grau de disseminação.

Nesse caso hipotético que descrevi para vocês, a marca “X” já se encontra no mercado há anos e também está presente no segmento de outros produtos similares, como arroz, farinha e trigo.

Indubitavelmente, vocês devem estar se perguntando:

“Mas, Marcelo, o que esse exemplo tem haver com o universo do fitness e do bem-estar?

Eu digo… Sei que é uma historinha, no entanto, se extrairmos uma lição dela veremos que em quase todos os segmentos comerciais a escolha é feita dessa forma.

Mesmo que nós, gestores, saibamos como ocorre o ciclo de uma compra, que existe um iniciador, uma avaliação das alternativas, um decisor, um usuário e tudo mais que sempre lembramos ao setor de vendas de nossas academias, inegavelmente, uma marca bem consolidada encontra-se anos-luz à frente.

Pode ser sua identidade visual, seu timbre ou até mesmo seu conhecimento teórico-prático, todos esses aspectos e mais alguns compõem uma marca. E, por intermédio desses fatores, ela nos fornece suporte nos casos de dúvida. Como no caso do feijão, a marca é uma espécie de proteção à nossa compra se posicionando como um atestado de qualidade.

Um dos conceitos mais atuais de gestão refere-se ao branding, essa bonita palavra oriunda do vocabulário inglês, significa conjunto de ativos e passivos que constituem uma marca.

Então, isso representa todo o universo de coisas referentes aos nossos estabelecimentos, levando-se em conta nosso segmento do fitness. O logotipo da academia, o uniforme, o site, os folders que os clientes levam para casa, e, até mesmo, as instalações físicas do local.

Esses itens, conectados sinergicamente, fazem o cliente ou um prospect avaliar seu negócio, e, portanto, sua marca! Agora, permitam-me utilizar novamente o título apenas em um tom diferente… Qual o valor de sua marca?

Reflitam, por favor! Abraços e até a próxima.

Sobre o autor: Marcelo Anselmo
MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas; Graduado em Educação Física pela Estácio de Sá; Especialista em Marketing Esportivo pela ESPM; Autor do livro “Atividades Aquáticas” em fase de edição; Certificado Internacionalmente em exercícios aquáticos pela AEA (Aquatic Exercise Association); Certificado em treinamento vibratório pela Power Plate International; Certificado em Pilates/RDM pela Escola de Postura de Brasil. Sócio e Coordenador do Art Em Forma Studio Saúde e Especialista em Gestão de marcas, branding experience e planejamento estratégico de marketing.

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