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Desvendando os segredos do marketing para academias

Por Luis Perdomo

Para você gestor, empresário ou gerente de academia, que fez algum curso ou assistiu alguma palestra sobre marketing, podem ter passado a ideia de que vender mais caro é interessante ou vender mais barato é pouco interessante. Existem pessoas até ensinando como calcular o seu custo. Essas pessoas mostram como calcular esse valor a partir dos gastos que a academia tem, como, por exemplo, com prédios, funcionários, água e luz.

Isso simplesmente contradiz todas as regras do marketing. Se você vai fazer o seu preço sem levar em consideração a demanda, a necessidade do seu cliente, o benefício e a real percepção de valor, você já começou errado. O custo é a última coisa que a ser analisada em uma empresa. Ele é aquela parte que diz se sua empresa será ou não rentável.

Mas os fatores que determinam se sua empresa será ou não um bom negócio, se será ou não um sucesso, são basicamente a relação da percepção do seu serviço ou do seu benefício, com a percepção de custo-benefício por parte do cliente, e se ela realmente atende a uma demanda relevante para a sociedade. Esses três fatores juntos vão determinar a sua demanda e quantos clientes você terá, quantas pessoas estarão dispostas a pagar por aquilo que você oferece.

O fato de você ter custos só significa que poderá ser mais ou menos competente para lucrar com aquela informação que a sociedade te entrega. A sociedade está determinada a pagar determinado valor por determinado serviço ou benefício em tal ou qual quantidade.

Quando você determina isso, tem a primeira parte da folha de negócios do business plan. Agora, vamos verificar se, como gestor, tem competência para, realmente, entregar esse serviço por um preço e por um custo que permitam uma margem de lucro.

Se você não puder fazer isso, está na hora de começar tudo de novo. Não é a hora de aumentar o preço. Porque, se olhar o seu custo e aumentar o seu preço, estará simplesmente apontando para a direção errada. Você não terá clientes para comprar.

Pense nisso. Avalie o seu negócio, os valores que agrega para a sociedade e após esse processo, pense sobre seu custo. Não pule etapas, os resultados, com certeza, serão bem mais produtivos.

Sobre o autor: Luis Perdomo
Criador do Modelo de Gestão ACADE, administrador de empresas, consultor, palestrante e especialista em Gestão de Empresas, Gestão Estratégica e Marketing. Formação em Administração e Marketing, Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) e Coaching, certificado pela International Coaching Community.

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