Novembro - 2017
STQQSSD
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Email Newsletter icon, E-mail Newsletter icon, Email List icon, E-mail List icon Sign up for WTF Email Newsletter


» Matérias «


Cafeína: Recurso ergogênico nutricional e farmacológico

Dica do 

O que é Recurso Ergogênico?
Há dois importantes fatores para o sucesso atlético: a genética e o treinamento. Em certos níveis de competição, os participantes em geral possuem habilidades atléticas genéticas similares e, se estiverem expostos aos mesmos métodos de treinamento, tornam-se bastante nivelados. Portanto, muitos atletas vivem em busca de meios que possam levá-los a uma pequena melhora do rendimento diante de seus oponentes. Para isso, duas estratégias têm sido sugeridas: dieta adequada e utilização de recursos ergogênicos. Segundo estudiosos, a palavra ergogênico significa substâncias ou artifícios adotados visando à melhora de performance, sendo derivada de duas palavras gregas: érgon, trabalho, e gennan, produção. A cafeína é considerada um recurso ergogênico.

Mas... o que é a cafeína?
A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é uma das substâncias mais antigas e usadas do mundo para aumentar a potência física e mental. Ela pode ser classificada como ergogênico farmacológico, mas também pode ser considerada um ergogênico nutricional por ser normalmente encontrada em alguns alimentos. É considerada um nutriente não essencial, cujos efeitos no nosso organismo incluem: estimulação do sistema nervoso central, diurese, lipólise e secreção de ácido gástrico.


Onde podemos encontrar?
A cafeína está presente, sobretudo, no café e em outras fontes alimentares, como chás, refrigerantes à base de cola e chocolate.

Fontes
Quantidade de cafeína (mg)

1 xícara (150mL) de café (infusão)
103

2g de pó de café instantêneo
60

2g de café descafeinado
3

Chá, infusão de 1 min
9-33

Chá, infusão de 3-5 min
20-50

1 colher de chá preto instantâneo
25-50

1 lata (350mL) de Pepsi ®
38

1 lata (350mL) de Coca-Cola®
45

1 barra (30g) de chocolate escuro ao leite
1-15

1 barra (30g) de chocolate escuro meio amargo
5-35

1 xícara (150mL) de chocolate quente
12-15

Fonte: adaptada de Cardoso et al., 1998.

Quais as vantagens do uso da cafeína?
A cafeína teoricamente pode melhorar a performance por múltiplos mecanismos:
- Poupa glicogênio durante a atividade física, provavelmente por elevar as taxas de ácidos graxos livres no sangue.
- Estimula o sistema nervoso central, aumentando nosso estado de alerta, estimulando a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco, o que poderia culminar na melhora da performance.
- Facilita a liberação de cálcio dos seus locais de armazenamento no músculo esquelético, estimulando a contração muscular.
- Efeito termogênico e/ou aumento da oxidação lipídica.

O que pode ocorrer se consumida excessivamente?
A cafeína é relativamente segura, mas as tolerâncias individuais variam e, com isso, pode haver efeitos colaterais. O consumo excessivo pode provocar rubor facial, ansiedade, nervosismo, tremor das mãos, insônia e, até mesmo, arritmias cardíacas e perda de memória. Além disso, pode levar ao aumento da produção de calor em repouso, aumentando a temperatura corporal, o que pode vir a prejudicar a performance em exercícios realizados sob altas temperaturas. Alguns atletas também relatam sentir náuseas e dores de estômago com o consumo excessivo. Por aumentar a diurese, a cafeína teoricamente pode promover desidratação.

Curiosidade!

A detecção de 12 µg de cafeína/mL de urina era considerada doping pela COI (Comitê Olímpico Internacional)?
Essa quantidade seria detectada com o consumo de 600mg a 800mg de cafeína, que equivale a aproximadamente oito xícaras (de chá) de café, 30 minutos antes do teste. Porém, de acordo com a Agência Mundial Antidoping, a partir de janeiro de 2004, a cafeína foi retirada das listas de substâncias proibidas.

BIESEK, S.; ALVES, L.A.; GUERRA,I. Estratégias de Suplementação e Nutrição no Esporte. 2ªed. Barueri, SP: Manole, 2010.

Nutricionista: Kaiany Santos de Souza CRN: 6508 PR Fone (44) 9999-6899



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade