Novembro - 2018
STQQSSD
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  



» Matérias «


Concussão e Traumatismo Cerebral

Por: Victor M. J. Bang; Gilbert S. S. Bang

Os sinais e sintomas de uma lesão cerebral traumática leve são conhecidos como concussão cerebral. Eles devem ser reconhecidos o mais rápido possível bem como suas sequelas. No Taekwondo, o mecanismo de lesão é o golpe direto na cabeça (em um acidente automobilístico, por exemplo, a lesão pode ocorrer por desaceleração brusca). A perda de consciência não é um quadro necessário para se definir a concussão cerebral, mas a alteração do estado mental estará presente (ex: amnésia e confusão mental).

Dor de cabeça, tontura, náusea, vômito são sintomas comuns logo após o traumatismo, mas o indivíduo pode começar apresentá-los alguns minutos ou horas depois do acidente. Por isso, a avaliação (exame neurológico) após 30 minutos aproximadamente é importante como avaliação da gravidade da lesão, bem como manter o indivíduo em observação por algumas horas após o trauma.

Atletas estão mais vulneráveis a efeitos deletérios a longo termo comparados a pessoas não atletas, uma vez que estão sujeitos a esse tipo de trauma de forma crônica. Soma-se a isso a urgência e motivação para retornar a prática esportiva, resultando em traumatismos repetidos mesmo sem terem se recuperados por completo. Isto prejudica cada vez mais a recuperação atleta, assim como pode trazer consequências severas.

Dentre os instrumentos usados na avaliação em casos de concussão está o SCAT5 – Sport Concussion Assessment Tool, mas não deve ser a única ferramenta usada para a tomada de decisões de diagnóstico e tratamento. Quando necessário, exames de imagem como a tomografia computadorizada podem ser uteis na suspeita de lesões intracranianas.

O retorno à prática de esporte de contato só poderá ser feito, naturalmente, na ausência de sintomas (sem qualquer efeito de medicação). O afastamento inicial de 24 a 48 horas da prática esportiva deve ser respeitado. Seguindo-se o protocolo de retorno gradual ao esporte, o atleta geralmente retorna aos treinos em duas semanas.

Link: SCAT5

Fonte: Evans RW, Whitlow CT. Acute mild traumatic brain injury (concussion) in adults. UpToDate. Revisão de março de 2018;

Rosen’s Emergency Medicine – Concepts and Clinical Practice . Elsevier; 9a ed.; 2018.



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade