Setembro - 2018
STQQSSD
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930



» Coluna «


Sugestões para ser um Árbitro melhor

O que é um árbitro?

Um arbitro é um juiz que regula com justiça uma competição esportiva que faz para respeito o jogo limpo procurando dar condições aos competidores para que possam desenvolver as técnicas para o nível mais alto em igualdade de condições.   
Ser um bom árbitro não requer apenas o conhecimento do regulamento de competição, mas também a assimilação e entendimento do espírito esportivo com que foi feito.   
O árbitro deverá estar mentalmente preparado a escutar e perceber; concentrar a atenção em o que o treinador, competidor ou o marcador dizem. Um erro comum é parar de escutar o que a outra pessoa está falando e começar a preparar sua resposta.   
Falta de segurança: Que tem segurança nas habilidades técnicas e conhecimento da competição, alguns árbitros não estão seguros da habilidade para arbitrar. A falta de segurança fica visível nos campeonatos e ante da presença de expectadores hostis.   
Excesso de segurança: Pessoas que estão excessivamente seguras, estão falsamente seguros, quer dizer, a segurança é maior que as reais habilidades do árbitro. Então, o desempenho decai porque eles pensam não precisarem se preparar ou fazer um esforço para completar o trabalho.   
Assistir a cursos de arbitragem e "meetting" de trabalho oferecem oportunidades para aprender e reafirmar o conhecimento. Receber um "feedback" de outros árbitros também é um bom método para desenvolver segurança.   
Os objetivos jogam um papel crítico na motivação e compromisso.
Os objetivos oferecem uma sensação de direção e um desafio para o futuro.

Fernando Akilian
National Referee Class A – Argentina
Coordinador de arbitragem - Taekwondo CETRA Union
Membro Internacional da Equipe BANG.COM.BR



 
BANG .:. Desde 1971 no Brasil .:. Tradição & Qualidade